-
Arquitetos: Atela Architectes
- Área: 3976 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gerardo Custance
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no coração da Cité Internationale Universitarie, a Casa México, um edifício residencial para estudantes construído em 1952 por Jorge Medellin, é um dos exemplos mais importantes da arquitetura moderna do campus.
Atela Architectes foi comissionado para realizar a renovação completa dos 4000 m² da residência, com um tempo de entrega muito curto. A inauguração foi planejada para julho de 2015, a apenas um ano antes do início da construção.
Desenvolvemos uma série de estratégias, como a recuperação da entrada principal do edifício, a completa restauração da fachada, a recuperação dos refeitórios de cada pavimento da residência, entre outras, com o fim de melhorar o edifício original. Estas estratégias foram combinadas com operações de atualização. A atualização do edifício com o fim de respeitar as normas de segurança, de acessibilidade e de eletricidade, assim como aprimorar o isolamento térmico e acústico do edifício foram duas de nossas prioridades nesta operação.
O edifício está dividido em dois blocos (um de cinco e outro de três pavimentos), conectados pelo térreo e jardim. Em ambos os extremos de cada bloco existem espaços comuns (como banheiros e cozinhas recuperadas). Todos os espaços públicos (como o auditório, entrada e lanchonete) estão localizados no térreo, assim como a biblioteca da residência e os escritórios dos funcionários. No nível do jardim, podemos encontrar um novo dormitório para portadores de necessidades especiais e quartos duplos. Também há uma cozinha e um refeitório, banheiros compartilhados, sala de manutenção e espaços para os funcionários .
O projeto do entorno do edifício foi feito respeitando os requerimentos da Universidade com o fim de manter a uniformidade do campus.